sexta-feira, novembro 20, 2009

Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro!


Quando se fala em Negros, logo vem a mente a escravidão sofrida pelos mesmos durante o período de colonização. E assim como muitos movimentos, o movimentos contra a escravidão tinha um líder, Zumbi, ele foi o grande líder do quilombo dos Palmares e respeitado herói da resistência anti-escravagista. Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
Mas o que era o Quilombo dos Palmares?

Era como um abrigo os fugitivos, não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador.


"O dia Nacional da consciência negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695."

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Blumenau e a SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
Fundação Cultural de Blumenau traz exposições, palestras em escolas, apresentações artísticas em terminais, praças e reflexões sobre o tema.
As exposições começaram no dia 16/11(segunda-feira) e neste sábado, encerrando a Semana da Consciência Negra, será realizado o projeto Praça Acústica, na Praça Dr. Blumenau, a partir das 11 horas, com várias atrações artísticas.
A exposição de objetos de Umbanda na Sala Elke Hering da Fundação Cultural se estende até o dia 27/11.

Confira o artigo completo aqui - Por: Marilí Martendal

Nenhum comentário:

Pesquisa